Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (08 a 12/06/2020). O foco dessa semana é revisar alguns dos temas já apresentados nesse período de aulas a distância. Retomaremos, então, o conteúdo da terceira semana. Vamos refletir um pouco mais!
***
:: Movimentos sociais
(REVISÃO – PARTE 3)
1 - Leia com atenção o texto a seguir:
5 movimentos sociais que começaram na internet
De uns tempos pra cá, a maioria das pessoas se tornou mais crítica ou tem mais espaço para parecer mais crítica nas redes sociais. As mensagens se espalham e podem gerar polêmicas. Preconceitos são disseminados em um segundo e dominam o noticiário, como foi o caso da jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo.
1 – Somos todos macacos: Durante um jogo do Barcelona, em 2014, Daniel Alves foi alvo de ofensas racistas por parte dos torcedores. Um deles jogou uma banana no campo e, como forma de protesto, o jogador comeu a fruta e cobrou o escanteio. O astro Neymar saiu em defesa do amigo nas redes sociais com a hashtag #somostodosmacacos. Milhares de famosos e anônimos entraram na onda. Algumas pessoas não aceitaram, considerando a ação ainda mais ofensiva.
2 – Somos Todos Maju: Em 2016, Maria Julia Coutinho, jornalista que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, da TV Globo, foi ofendida por uma minoria em relação à cor da sua pele. Os comentários racistas geraram revolta de milhares de brasileiros, inclusive do âncora William Bonner, que criou a hashtag #somostodosmaju em um vídeo gravado no celular na sala da redação do programa para defendê-la das ofensas raciais. A hashtag em pouco tempo se espalhou pelas redes sociais com mensagens de apoio e carinho à Maju.
3 – Aprovação casamento gay nos EUA: Após a aprovação do casamento gay nos EUA, o Facebook liberou um filtro para adicionar nas fotos de perfil de quem apoiasse a causa e como forma de comemoração pela conquista. Mais uma hashtag viralizou: #lovewins (o amor venceu) em português. Muitas timelines, com certeza, ficaram cheias de fotos coloridas. Muitos não aceitaram e zombaram da iniciativa, alegando que existem causas mais importantes como: alimentar crianças famintas na África.
2 – Em seguida, assista aos vídeos:
3 - Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que relacione os textos e os vídeos destacando a importância da escola refletir sobre o racismo no Brasil e no mundo.
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários