Meu cordial bom dia, queridos alunos!
Na aula passada vimos que a comunicação existe basicamente para satisfazer a três necessidades primárias: Para que alguém saiba algo, para alguém faça algo ou para que alguém aceite algo. E assim podemos dizer que os meios de comunicação são instrumentos criados para que se propague a informação.
Hoje o tema é a ARTE URBANA | GRAFITE
A tinta usada para fazer grafite é a tinta spray, elaborada com pigmentos artificiais e aglutinante de resina artificial. Suas cores podem ser fortes e vibrantes.
Após aplicada, a remoção da tinta spray é difícil - inclusive da pele humana. Essa tinta tem secagem muito rápida e pode ser tóxica. Por isso, os grafiteiros devem utilizar máscaras e luvas de proteção.
No Brasil, a venda de tinta spray para grafite só é permitida para maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento de identidade.
O grafite é usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos. E através dessas imagens fazendo com que a população reflita sobre os acontecimentos pelo mundo.
A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo. Ela nasce numa época confusa da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.
Assim, desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.
Esse tipo de expressão possibilitou a comunicação entre os moradores da cidade, a união de muitas culturas que coexistem; em outras palavras, facilitou a fusão entre o centro e a periferia.
OS GÊMEOS | KOBRA | EVELYN QUEIRÓZ
:: CURIOSIDADE
O MUNDO QUE CONHECÍAMOS ATÉ AQUI ESTÁ DIFERENTE. A ARTE URBANA QUE SE SEGUE, ESPALHADA POR VÁRIAS CIDADES, MOSTRA ISSO MESMO.
As grandes metrópoles estão vazias e as pessoas já não viajam mais. Estão fechadas em casa - pelo menos deveriam estar - e estão ansiosas quanto ao amanhã.
Mesmo em períodos mais conturbados, os artistas que pintam os muros saem à rua para dizer algo ao mundo. Com os museus e galerias fechados, as ruas são agora a tela para a imaginação da arte.
Agora, em plena pandemia do novo coronavírus, a arte do grafite | imagem | comunicação, além de fazer crítica social, a crise sanitária e a política, ela vem cumprindo o papel de alertar a população e de agradecer ao pessoal da linha de frente.
Banksy (grafiteiro britânico) coloca super-heróis no cesto em homenagem as enfermeiras
Após perder a avó e um tio para a COVID-19, o artista de rua Angelo Campos, morador da Vila Cruzeiro, pintou painéis na Penha para alertar os vizinhos para que fiquem em casa.
Trabalho de Pony Wave, em Los Angeles, retratando o “amor em tempos de Covid-19”. The Guardian (06/04/2020). Foto: Étienne Laurent/EPA
MÃOS À OBRA!
Observe a imagem abaixo:
EDUARDO KOBRA
Qual a mensagem transmitida por essa imagem | Grafite?
CRIE um desenho, ou uma foto, ou um texto ilustrado, ou uma música, ou um vídeo que passe a MESMA MENSAGEM da imagem acima.
PARA PENSAR E ME RESPONDER:
1º | Você gostaria de fazer um trabalho em dupla?
2º | Qual o tema ou curiosidade, dentro da aula de artes, que você gostaria que fosse abordado?
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Bons estudos! Professora Lena
0 Comentários