Meu cordial bom dia, queridos alunos!
Nessa aula vamos conhecer um pouco mais das artes africanas.
A África é o segundo continente mais populoso do mundo, com cerca de 900 milhões de habitantes. É formada por 54 países independentes e alguns territórios que lutam por autonomia.
:: Arte africana na história
Podemos dizer que os africanos conseguiram produzir uma arte bastante livre, mas preservando o rigor de suas tradições.
A história da arte africana originou-se no período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a escrita.
Suas esculturas mais antigas encontradas, datam de 500 a.C., e foram produzidas pela cultura Nok, na região onde hoje se localiza a Nigéria.
Escultura em terracota da cultura Nok, na atual Nigéria
:: Escultura africana
A escultura é outra linguagem bastante utilizada no continente Africano. As esculturas feitas em terracota do povo Nok , os olhos e a boca são normalmente perfurados e a cabeça tem formato cilíndrico, esférico ou cônico.
A escultura é a mais importante manifestação artística desses povos, que utilizam, para confeccionar suas peças, madeira associada a outras técnicas, como pintura, colagem e cestaria.
Outra característica marcante dessa manifestação é seu posicionamento, normalmente frontal e simétrico, exibindo cabeças maiores do que o resto dos corpos.
O material mais utilizado pelos povos africanos certamente foi a madeira, com a qual produziram máscaras e esculturas.
:: Máscaras africanas
As máscaras fazem parte do universo artístico e expressivo, além de serem fortes elementos de conexão entre os seres humanos e o mundo espiritual. E são usadas em rituais carregados de misticismo e crenças.
Elas foram e são produzidas, na maior parte das vezes, como instrumento de rituais, de maneira que se tornam também disfarces, representações de deuses, de forças da natureza, antepassados e de seres de outro mundo, além de animais.
:: CURIOSIDADES
:: Pintura corporal africana
A pintura está presente também nas sociedades africanas, seja através de padrões aplicados em cerâmicas e outros objetos, ou na pintura corporal.
Assim como as populações indígenas brasileiras, os povos da África também manifestam-se artisticamente através da aplicação de tintas naturais em seus corpos.
Tais pinturas são feitas como maneiras de conexão com as forças superiores em rituais, ou ainda como uma forma de demonstrar posições hierárquicas nas tribos.
Os povos do Vale do Rio Omo, localizado no sul da Etiópia, são conhecidos como mestres da pintura corporal. Essas populações ainda conseguem preservar essa tradição pois se mantém resguardados do contato com as civilizações ocidentais. Dessa forma, seus costumes são ainda hoje muito parecidos com os dos seus antepassados.
Pintura corporal tradicional de uma das tribos do Vale do Rio Omo, na Etiópia
MÃOS À OBRA!!!!
Na aula 13 você criou uma máscara no espaço tridimensional (comprimento, largura e profundidade).
A PROPOSTA DESSA AULA: Criar uma máscara no espaço bidimensional (comprimento e largura) utilizando vários elementos (lã, botões, barbante, sementes, tecidos, tinta e etc.), para produzir uma máscara inspirada na pintura corporal africana.
EXEMPLO:
PARA PENSAR E ME RESPONDER:
1º | Você gostaria de fazer um trabalho em dupla?
2º | Qual o tema ou curiosidade, dentro da aula de artes, que você gostaria que fosse abordado?
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Bons estudos! Professora Lena
0 Comentários