Meu cordial bom dia, queridos alunos e alunas!
Desenho realizado para aula 7
Ilustração de Lívia Alves da Costa 1902
:: A LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Quando assistimos a um filme, temos a sensação de vivermos situações reais, não é mesmo? No entanto, é tudo uma ilusão! Isso acontece por causa de um fenômeno conhecido como persistência da retina, que ocorre quando uma imagem fica retida por alguns décimos de segundo. Assim, quando observamos uma sequência de imagens por um determinado tempo, temos a ilusão de movimento.
Para realizar um filme, é preciso ter conhecimento do conjunto de enquadramento ou planos, dos movimentos de câmera, da trilha sonora, da iluminação e da colorização, pois esses elementos que compõem um filme ou vídeo constituem o que chamamos de linguagem audiovisual e nos ajudam a expressar ideias e sentimentos.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais da linguagem audiovisual.
:: O ENQUADRAMENTO DA CÂMERA
Cada plano ou enquadramento de câmera resulta em um efeito dramático específico. Na escolha de um plano, deve-se levar em conta o efeito visual desejado e também o modo como ele se encaixa naquilo que se quer expressar.
O PLANO GERAL é um plano bem aberto em que o destaque maior é dado ao cenário. As pessoas ou os objetos que eventualmente aparecem na cena ocupam um espaço pequeno na tela.
O PLANO CONJUNTO é menos aberto que o plano geral, mas ainda mostra bastante o cenário. As pessoas ou os objetos em cena ocupam um espaço maior na tela e é possível ver melhor suas características, como traços do rosto, por exemplo.
O PLANO AMERICANO é aquele em que a pessoa em cena é enquadrada acima do joelho.
O PLANO MÉDIO corta a pessoa em cena acima da cintura. É bastante útil para a gravação de entrevistas com pessoas sentadas, por exemplo.
O CLOSE-UP mostra apenas os ombros e a cabeça da pessoa. Ele é usado para captar com mais detalhes as emoções expressas no rosto dos atores.
O BIG CLOSE-UP mostra somente a cabeça da pessoa dominando praticamente toda a tela. Esse tipo de plano pode revelar características como as rugas do rosto, por exemplo.
Lembrar das dicas da aula passada (Aula 8) para tirar fotos com celular:
- Mantenha a lente sempre limpa
- Configure o celular para que tenha a melhor resolução
- Ajuste o foco
- Não use o zoom
- Mais luz = mais qualidade
- Cuidado com contraluz
- Composição com regra dos terços
- Cuidado com o enquadramento
- Segure sempre com as duas mãos
- Assista ao vídeo
MÃOS À OBRA!!!!
A proposta dessa aula é que você faça um desenho de tema livre com muitos detalhes. Fotografar o desenho no plano geral e depois fotografe um big close-up de um detalhe que você achou interessante no seu desenho.
Não esqueça de aplicar as dicas de fotografia no celular apresentadas acima.
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
PARA MEDITAR!
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 9º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
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