Artes Visuais - 9º Ano - Aula 2 - Design (Cont.)



:: Design Gráfico

O designer gráfico inicialmente trabalhava exclusivamente no projeto de materiais impressos como embalagens, livros, revistas e mídia corporativa. Com a evolução das tecnologias eletrônicas e digitais e o surgimento do cinema, televisão e computador, o seu papel se tornou cada vez mais importante no planejamento de interfaces e usabilidade de vídeos, websites, aplicativos, games, etc. Atualmente o designer gráfico pode trabalhar com:

Projeto de Marcas e Sistemas de Identidade Visual;
Publicações editoriais;
Embalagens;
Sinalização, ambientes e pontos de vendas;
Mídias Digitais (website, aplicativos, vídeos, games).

:: Design de embalagens

Segmento que está dentro do design gráfico, porém é focado em embalagens. Dessa forma, um designer de embalagens deve resolver problemas relacionados a estética tridimensional ou ergonomia dos produtos.

Profissionais dessa vertente podem trabalhar nas industrias ou fábricas com criação de projetos, soluções ou gestão de problemas relacionados a essa área.


:: Web designer

É uma extensão do design gráfico, o foco desse segmento é a criação de projetos gráficos de sites, blogs ou mídias digitais.

Um profissional dessa área pode atuar em um vasto campo profissional, seja para empresas de produção de conteúdo, como freelancer ou até mesmo em casa como home office.


:: Design de Produto

O seu cotidiano está repleto de design. Da embalagem de cereais do café da manhã ao carro ou ônibus que você usa para se locomover, do complexo smartphone à prática caneta que você utiliza para escrever.

Antigamente chamado de desenhista industrial, o designer de produto pode trabalhar em diversos setores e funções, nas etapas de projetos e criação de produtos como, por exemplo:

Utensílios domésticos;
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
Mobiliário residencial, comercial e urbano;
Veículos e acessórios automobilísticos;
Equipamentos para a saúde.



:: Designer de serviços

Essa é a área de como um produto vai impactar um cliente em potencial, portanto, essa é uma forma de projetar como as pessoas vão interagir com os produtos.

Um profissional dessa área pode atuar nos mais diversificados órgãos que precisam de um projeto elaborado. Ele é responsável pela identidade visual do produto a ser oferecido por determinada empresa. 

:: Design de jogos

Essa é uma extensão da área do design que se aplica a criação de jogos eletrônicos. Profissionais dessa área podem atuar na criação, gestão e projetos dos jogos de vídeo game, desde o início da produção até a fase de testes.


:: Design de modas

O designer de modas é responsável pela aplicação estética de roupas ou acessórios. O Brasil é um país muito influente na moda, profissionais dessa área são relevantes para o fomento cultural prestando consultorias e assessorias para os eventos dessa área.


:: Design de móveis

Profissional desse ramo é responsável em criar, projetar ou elaborar móveis ou utensílios mobiliários.
Atua em parceria com arquitetos ou designer de interiores, projetam os móveis de maneira estética e funcional de acordo com o que o ambiente ou o cliente necessita.


:: Design de Interiores

O designer de interiores se diferencia por projetar espaços otimizados. Sua área de atuação cresce de modo significativo pois a necessidade desse profissional se dá pelo fato de abranger não só a área residencial mas, também, espaços comerciais, corporativos, vitrines e exposições. O designer de interiores pode trabalhar com:

Ambientes residenciais e comerciais diferenciados;
Áreas de jardim;
Layout em geral e apresentação de materiais;
Stands de feiras e eventos;
Projetos de móveis, luminárias e demais complementos.

Todos esses profissionais criam, desenvolvem, configuram e elaboram soluções criativas e inovadoras para atender demandas específicas de sua área de atuação. Eles pertencem a mercados totalmente diferentes e necessitam de especialização para se destacarem na área escolhida e alcançar o sucesso profissional.



DESIGNER é o profissional.
DESIGN é a profissão do Designer.

Agora, assista aos vídeos:





Criar um objeto funcional com materiais que não agridam o meio ambiente. O designer preocupa-se em criar produtos que, além de esteticamente interessantes, sejam funcionais. O projeto deve: ser útil e ter como objetivo o bem estar das pessoas; considerar a utilização de materiais que não agridem o meio ambiente; especificar os materiais que serão necessárias para a sua realização e ter um texto que apresente a ideia e justifique sua importância. 

MOTIVAÇÃO: Detectar um problema na situação atual - coronavírus (Covid-19) para criar esse objeto funcional.

OBSERVAÇÃO: DEVIDO ATUAL SITUAÇÃO, O TRABALHO COMEÇADO ANTERIORMENTE QUE NÃO FOI CONCLUÍDO FICOU VALENDO COMO TREINO PARA ESSE NOVO TRABALHO SOLICITADO ACIMA. 

FIQUE TRANQUILO QUE AS IDEIAS DESENVOLVIDAS NO OUTRO PROJETO FARÃO PARTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO.

Abaixo segue um vídeo feito por mim para ajudá-los na criatividade:





:: Referências


Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários