Artes Visuais - 8º Ano - Aula 2 - Cubismo (Cont.)



Desde o início do século XX, na busca de novos suportes e materiais, passaram a usar elementos inusitados, como produtos descartáveis, sucata e resinas.

Também começaram a utilizar objetos já prontos e refugos (o que foi posto de lado, resto) da indústria na criação de obras de arte.

Vamos conhecer melhor essas formas de arte?

:: O OBJET TROUVÉ

Objet trouvé, em francês, ou found object, em inglês significa «objeto encontrado». Esse termo é usado nas artes visuais para designar obras feitas com objetos encontrados por artistas e que despertam algum interesse neles. Esses objetos podem ser naturais, feitos pelo ser humano ou fragmentos de algo. O «objeto encontrado» pode ser exposto quase intacto e receber tratamento de obra de arte, ou ser modificado pelo artista compor uma obra.

Pablo Picasso (1881-1973), um dos fundadores do Cubismo (como já vimos na aula anterior), foi um dos primeiros artistas ocidentais a fazer uso de objetos encontrados. Ele começou a utilizar jornais e caixas de fósforo em suas colagens a partir de 1912. A primeira obra de Picasso que conta com esse recurso foi a colagem Natureza-morta (Arte de representar, através da pintura, coisas e seres inanimados, sem vida - vegetais, plantas, paisagens) com cadeira de palha, colagem composta de uma pintura e a tela de palha de uma cadeira.
Natureza-morta com cadeira de palha, de Pablo Picasso, 1912 (colagem, óleo e tela de palha d corda, 29 cm x 37cm).

Movimento artístico criado em 1908 por Picasso e Braque (1882-1963), o Cubismo teve como inspiração a geometrização das formas e estava ligado às transformações tecnológicas, sociais e culturais que ocorreram nos grandes centros urbanos no início do século XX. Os artistas cubistas estão entre os pioneiros em utilizar imagens prontas, retiradas de jornais, revistas e anúncios, como parte de suas obras de arte.

O encontro da arte ocidental com a arte africana deu-se nesse mesmo período. Picasso começou a desenvolver o Cubismo a partir de visitas que fez a uma exposição de arte africana; no Museu do Homem, em Paris, em 1905.

As máscaras e esculturas africanas, com seus traços estilizados e simples, causaram um forte impacto no artista, mudando o modo como ele se expressava até então. Picasso foi influenciado pela arte africana a ponto de mudar seu estilo de desenho e pintura e, consequentemente, mudar a arte ocidental.

Observe as imagens abaixo:

Uma máscara da cultura fang, etnia que vive na Guiné Equatorial, um país da África, e repare na simplificação das formas necessárias para a confecção de um rosto. Essa ideia foi muito importante na proposta do Cubismo.

Máscar fang do Gabão (madeira 48cm de altura).

Buste d´homme (Busto de homem), de Pablo Picasso (óleo sobre tela, 56 cm x 46,5 cm.)


:: PARA VOCÊ REFLETIR

- Que semelhanças você vê entre essas duas obras?

- Que formas você consegue perceber nessa pintura de Pablo Picasso?

:: A ASSEMBLAGEM

Como escultor, Picasso imaginava formas para os mais variados objetos à sua volta. Para ele, um tronco podia se transformar em um crânio humano, e um queimador de gás podia ser um ventre de mulher.

Cabeça de touro é uma escultura feita com partes de uma bicicleta velha: um guidão e um assento. Esses dois objetos, já prontos, que tinham funções diferentes, resultaram em algo novo graças à interferência do artista.

O que você sente ao olhar para a escultura?

Com chapas e fios de metal, Picasso construiu A guitarra. Observando a imagem da obra com atenção, é possível perceber que o artista fez as partes da guitarra separadamente e depois as uniu.

Com essa obra, Picasso propôs um novo modo de produzir esculturas: a colagem ou montagem de peças. Esse modo de fazer arte é chamado de assemblagem,

A guitarra, de Pablo Picasso, 1914 (chapas e fios de metal, 77,5 cm x 35 cm x 19,3 cm).


:: ATIVIDADE PROPOSTA

- Pesquisar as obras de Pablo Picasso. Após essa leitura realize um trabalho de sua autoria baseado na observação dessas obras.

- Formato: 21 cm x 21cm, de acordo com o esquema abaixo.


:: REFERÊNCIAS


Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018

Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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