Projeto de Vida - 7º Ano - Lidando com os Sentimentos na Quarentena


Alguns alunos aderiram a proposta da aula passada e fotografaram seus sentimentos através de máscaras.


DESAFIO: Quem sabe quais os sentimentos estão representados acima nas fotos?

E QUEM SABE VOCÊ ENVIE A SUA FOTO COM A MÁSCARA PARA SER PUBLICADA NA PRÓXIMA AULA.

Nessa aula vamos falar um pouco de estratégias para você enfrentar uma nova (temporária) realidade.

Se você está sentindo ansiedade, isolamento, decepção por causa das mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus, saiba o seguinte: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ.

- Reconheça que ter ansiedade é normal.

Se o fechamento da escola e as manchetes alarmantes fazem você sentir ansiedade, você não é a única pessoa a passar por isso. Isso é comum.

- Tenha uma rotina

Em tempos de isolamento social, uma boa dica é aprender o que fazer com o seu tempo e o seu humor, em alguns dias você estará mais tranquilo(a) e com vontade de fazer coisas e em outros dias, não. Respeite isso, mas não paralise.

- Organize a sua rotina.

Faça planejamentos diários e semanais e mantenha o estudo em dia são formas saudáveis de criar distrações, exercitar o corpo e a mente e fazer as tarefas que precisa.

- Crie distrações, seja criativo

Fazer um trabalho da escola, assistir a um filme, escutar uma música, dançar, meditar ou ler um romance como formas de buscar alívio e encontrar equilíbrio no dia a dia.

- Encontre novas maneiras de se conectar com seus amigos

A mídia social é uma ótima maneira de se conectar. Além de seus amigos atuais, que tal pensar em pessoas que faz tempo que você pensa em falar, mas que nunca tem tempo?

- Use a tecnologia a seu favor

Não seja simplesmente um receptor de informação, dê sentido ao uso da tecnologia também, explore mídias que você não costumava usar.

- Concentre-se em você

Lembre-se das coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Mas o desafio aqui é conseguir fazer isso sem sair de casa. Na hora em que o tédio bater, e ele vai chegar, pense em como pode transformá-lo em algo positivo e útil.

- Vivencie seus sentimentos

A melhor maneira de lidar com a decepção? Permita-se senti-la. "Quando se trata de ter uma sensação dolorosa, uma das saídas é vivenciá-la. Se dê o direito de ficar triste".

Tenha paciência consigo e com os outros, todos nós estamos lidando com algo novo, que nunca vivemos e precisamos nos adaptar a isso.

- Seja gentil consigo mesmo e com os outros

Lembre-se: agora, mais do que nunca, precisamos refletir sobre o que compartilhamos ou dizemos que pode prejudicar os outros. Você pode ser um ator de transformação e ajuda. 

MEDO 
Sentimento da aluna Gaia Alonso do 7º ano


PARA MEDITAR !

Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:


RFERÊNCIA: 

* Este texto foi preparado pela equipe do UNICEF no Brasil inspirado na entrevista e artigo de Mandy Rich, redatora de conteúdo digital do UNICEF.

Karen Scavacini, psicóloga fundadora do Instituto Vita Alere, que nos traz reflexões e sugestões sobre como atravessar este momento protegendo você mesmo(a) e ajudando a proteger os outros.

Lisa Damour, psicóloga especialista em adolescentes.



Obrigada pela participação! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários