Ciências - 9º ano - Aula 12 - Separação de Misturas


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!


Vimos, na aula anterior, que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias e que ela pode ser homogênea ou heterogênea. As substâncias que formam as misturas podem ser separadas. 

A necessidade da separação de misturas surge por diversos motivos. São alguns exemplos:

• A separação da água para obtenção de sal;
• A separação de poluentes no tratamento da água;
• A separação de combustíveis do petróleo;
• A separação de lixo.

Existem diversos processos para separação de misturas, alguns utilizados para separar as misturas homogêneas e outros para separar as misturas heterogêneas. Vejamos:

:: Separação de misturas homogêneas

As misturas homogêneas são aquelas que têm apenas uma fase. Os principais processos de separação dessas misturas são a destilação simples, a destilação fracionada, a vaporização e a liquefação fracionada

Destilação simples: separa a fração sólida da fração líquida, em uma mistura homogênea. Exemplo: mistura de água e sal.

Na destilação simples, a mistura a ser separa é aquecida, o que causa a vaporização da parte líquida. A parte sólida não sofre vaporização. Após, esse vapor é resfriado e condensado, virando líquido novamente. Esse líquido será armazenado separadamente, em um recipiente. Isso acontece dentro de uma máquina. Veja a imagem:
                               

Destilação fracionada: A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes de uma mistura homogênea entre líquidos. Exemplo: o petróleo. O petróleo é uma substância oleosa, formado por uma mistura homogênea de substâncias. À medida que o petróleo vai sendo aquecido, as suas frações vão sendo separadas. As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: o gás de cozinha, a gasolina, o querosene, o óleo diesel, óleos lubrificantes e resíduos como a parafina e o asfalto. Veja a imagem: 
                              

Vaporização: também conhecida por evaporação, consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar. Após evaporação, sobra apenas a parte sólida da mistura, enquanto o componente líquido é perdido. Exemplo: processo para obtenção de sal marinho (evaporação da água do mar).
         

Liquefação fracionada: utilizada para separação de misturas gasosas. Exemplo: separação do ar atmosférico, o qual é uma mistura homogênea de diversos gases.

A liquefação fracionada é realizada através de equipamento específico, no qual a mistura é resfriada por aumento de pressão até os gases tornarem-se líquidos. Após, esses líquidos passam pela destilação fracionada (como a do petróleo). Veja a imagem:


Para entender um pouco mais, assista ao vídeo:


Nesta aula, vimos alguns métodos de separação de misturas homogêneas. Na próxima aula, estudaremos alguns métodos de separação de misturas heterogêneas

:: Atividades

- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:




Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários