Matemática - 7º ano - Aula 13 - Resolução de Equação do 1º Grau


Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 13? Hoje vamos iniciar o estudo da  Resolução das Equações do 1º Grau. Vamos lá!


Para iniciarmos a aula, assista aos vídeos:




Equação do 1° grau é muito importante, por isso, vamos ficar mais um pouco nesse conteúdo. 

- Reveja a aula 13

- Assista aos vídeos sugeridos. 

- Veja o conteúdo e os exemplos com atenção. 

- Faça os exercícios propostos no caderno e semana que vem confira o gabarito, se tiver dúvidas envie uma mensagem.

- Lembre-se de fazer o formulário no final do conteúdo.

Revendo um pouco da última aula, acrescentado observações:

Resolvendo a equação:

10x – 8 = 5x + 2
10x 5x = +2 + 8
5x = 10
x = 10/5
x = 2

Resolvendo a equação: 

x/3  +  4 = 5
x/3  = 5 – 4 
x/3  = 1
x  = 1 ∙ 3 
x  = 3 

Resolvendo a equação:

7x – 1 = 8x + 5 
7x – 8x = +5 + 1
 – 1 x = + 6

Neste ponto, o termo −x pode ser escrito como −1 ⋅ x ; desta maneira invertemos a multiplicação por −1: 

− x = 6
−1 ⋅ x = 6
x = 6/(-1 ) 
x =  – 6

:: Propriedade distributiva

Observe a seguinte equação:

2 ⋅ (x  −3) = x  +5

Para começar o processo de isolar a incógnita, primeiro precisamos resolver o que está dentro dos parênteses; o problema é que não é possível resolver (x−3). A saída é utilizar a propriedade distributiva da multiplicação.

Esta propriedade diz que “a multiplicação da soma é a soma das multiplicações”, isto é, podemos multiplicar cada elemento e somar os resultados.


A partir daí podemos resolver a equação:

2 ⋅ (x–3) = x + 5 
2x − 6 = x + 5
2x – x = 6 + 5
x = 11

Outros exemplos da propriedade distributiva

O sinal de multiplicação entre um número e uma soma pode ser ocultado, ficando subentendido:

1) 4.(3 − x) =12 – 4x, a distributiva multiplica o que está dentro dos parênteses

2) −2.( x + 3) = −2x – 6,  quando o número que multiplica é negativo os sinais que estão dentro dos parênteses mudam

3) −6. (y − 1) = −6y + 6

4) 

5) 5.(z + 3 − 2z) = 5z + 15 − 10z

Obs.: O sinal de menos antes dos parênteses é distribuído seguindo a regra de sinais

−(3 − b)= −3+b

−(−x−4) = x + 4

Resolvendo a equação:

3.(10 −2x) = −2.(x − 3)
30 − 6x = 1 – 2x + 6 
– 6x + 2x = + 6 – 30
– 4x = – 24 
x = (- 24 )/(- 4 )
x = 6

:: Raiz da equação

Um dado número é chamado de raiz da equação, quando este torna a igualdade verdadeira. Verificando se um dado número é raiz da equação:

Exemplos:

1.Vamos verificar se o número 4 é raiz da equação: 9a – 4 = 8 + 6a

Vamos substituir a por 4: 9.(4) – 4 = 8 + 6.(4) 

36 – 4 = 8 + 24
32 = 32

Então, o número 4 é raiz da equação, ou seja conjunto solução.

2.  Vamos verificar se o número – 3 é raiz da equação: 2x – 3 = 3x + 2

Vamos substituir x por – 3:

2⋅( – 3) – 3 = 3⋅( – 3) + 2 
– 6 – 3 =  – 9 + 2
– 9  = – 7, sentença falsa 
– 9 é diferente de –7 (- 9 - 7)

Então – 3 não é raiz da equação, ou seja, não é conjunto solução da equação.

Exercícios:

1) Resolva as equações a seguir:

a) 18x  –  43 = 65
b) 23x – 16 = 14 – 17x
c) 4⋅(x + 3) – x = 24 + x
d) 2x + 28= x + 18 
e) 10y – 5 (1 + y) = 3 (2y – 2) – 20
f) 7( 2x − 3) + 2( x + 1) –5( x – 9) = 3x + 10
g) 

2) Verifique se:

a) 3 é raiz da equação 2x – 5 = x – 2 
b) – 5 é raiz da equação  – 3x + 10 = x – 2

Não esqueça de fazer o formulário abaixo !!!! 

3) Agora, resolva também os exercícios do formulárioclicando na imagem abaixo:



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Importante: Todas as quintas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Esther

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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