LP - 7º Ano - Aula 16 - Paródia


Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!


:: Paródia

A paródia é a criação de um texto a partir de um bastante conhecido, ou seja, com base em um texto consagrado alguém utiliza sua forma e rima para criar um novo texto cômico, irônico, humorístico, zombeteiro ou contestador, dando um novo sentido ao texto.

Parte da intertextualidade, a paródia é um intertexto, ou seja, é um texto resultante de um texto origem que pode ser escrito ou oral. Essa intertextualidade também pode ocorrer em pinturas, no jornalismo e nas publicidades.

Veja a paródia criada por Gilberto Gil, a partir da letra da música “Esperando na janela” :




Esperando Na Janela

Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar eu me lembro bem
Fiquei querendo sentir o seu cheiro
É da daquele jeito que ela tem

O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando mais ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar
Esse aperto aumenta o meu desejo
E eu não vejo a hora de poder lhe falar

Por isso eu vou na casa dela ai
Falar do meu amor pra ela vai
Tá me esperando na janela ai ai
Não sei se vou me segurar…


ESPERANDO NA JANELA (paródia Covid19)

Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar eu me lembro bem
Fiquei querendo sentir o seu cheiro
Mas na quarentena não nos convém

Pois a Ciência eu respeito e ponto
Estou me resguardando e ela também
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar
Esse aperto aumenta o meu desejo
E eu não vejo a hora de poder lhe falar

Mas eu não vou na casa dela ai, ai
Pois o melhor é ter cautela vai
No virtual a gente apela ai, ai…
No laptop ou celular...
Nós conversamos pela tela ai, ai
Mas a conexão congela e cai
Me aproximando da janela wifi
Melhor eu posso namorar!

Veja e ouça mais uma paródia da mesma letra:

Esperando Na Janela (Padre Antônio Maria)

Ainda me lembro quando fui rezar
Seu jeito de olhar
Ainda me lembro bem
Por isso sempre vou ao santuário
Rezar meu rosário, lá me sinto um doce abrigo
Deus está comigo, os irmãos também
Sinto alegria no fundo do peito
Dessas que o sujeito não pode aguentar
Viver em paz é todo o meu desejo
E eu não vejo a hora de me consagrar

Por isso eu vou na casa dela ai...ai
Falar do meu amor pra ela, vai
No santuário ela me espera ai...ai
E a minha vida vai mudar 

:: ATIVIDADE

Sua atividade desta semana será construir uma paródia, pode ser o isolamento social, a volta às aulas dentro do contexto atual, ou algum tema que você prefira. Escolha uma música e faça as adaptações necessárias.

Sugestão – mais um forró:

A Vida de Viajante
Luiz Gonzaga

Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a alegria no coração

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Mar e terra
Inverno e verão
Mostro o sorriso
Mostro a alegria
Mas eu mesmo não
E a saudade no coração


Envie a letra original e a adaptada por você para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, paródia. Se quiser fazer um vídeo, mostrando suas habilidades musicais, eu também vou gostar de ver!


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:

Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários