Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!
Para começar, realize as atividades do material complementar, clicando nos links:
1) https://drive.google.com/file/d/15TDWvnqOTCdqpb1vkXl2UK4MK-px5PQS/view , das páginas 4 a 6, incluindo a produção de texto.
2) https://drive.google.com/file/d/1dSA3eTadwWuop3ZZNX0OWWAbnPjJsSjG/view , das páginas 4 a 7, incluindo a produção de texto.
Envie as produções de texto para emacralves@gmail.com, numa única mensagem, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, “As duas rãs” e “Convite”.
1- Que fato deu origem à crônica “Da gema”?
2- No trecho “Meu primeiro namorado foi o Rio de Janeiro”, responda: com que intenção deve ter sido utilizada a palavra grifada?
3- Por que, no 3.º parágrafo, se afirma “... a carioquice é um estado de espírito”?
4- No trecho do texto “Os “da gema”, então, que beleza!”, a que se refere a fala do narrador, muito usada na linguagem coloquial?
5- Releia o trecho da crônica: “Berço do samba e das lindas canções...”, no 3.º parágrafo. A que texto conhecido esse trecho faz referência?
6- No trecho “E minhas canções cariocas viajam comigo, por onde eu estiver. São meu passaporte, meu país de bolso.” A que se refere a palavra sublinhada?
7- Transcreva, do último parágrafo da crônica, uma expressão que marca a linguagem informal e oral:
8- Qual é a ideia presente na expressão sublinhada em: “Maravilhosa, cheia de encantos mil, apesar de tudo.”?
Agora, responda: que fato está sendo apresentado?
E qual a opinião apresentada no texto, a respeito do fato?
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Carla
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários