Ciências - 7º ano - Aula 9 - Reino Monera


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!

A partir desta aula, estudaremos mais especificamente os cinco reinos de seres vivos, começando pelo REINO MONERA.


:: Características

O Reino Monera é formado por organismos procariontes (células sem núcleo), unicelulares (uma única célula), autótrofos (produzem o seu próprio alimento) ou heterótrofos (não produzem o seu próprio alimento, mas se alimentam de outros seres vivos).

Fazem parte deste reino as bactérias e as cianobactérias (também chamadas de algas azuis ou cianofíceas).

Curiosidades:

• Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de procariontes: micro fósseis de cianobactérias, presentes na Austrália, com 3,5 bilhões de anos e também de bactérias, na África do Sul, com idade estimada em 3 bilhões e 100 milhões de anos.

• No Reino Monera, encontramos os organismos que os cientistas supõem ser os mais semelhantes aos primeiros seres vivos da Terra.

:: Bactérias

As bactérias são os microrganismos mais simples e mais abundantes organismos do planeta. A maioria não ultrapassa um micrômetro – a milésima parte do milímetro.


Como é a célula bacteriana?

A célula bacteriana é procariótica, ou seja, o material genético (DNA) fica disperso no citoplasma. Revestindo a célula bacteriana está a membrana plasmática, que delimita (envolve) o citoplasma. Mais externamente existe um envoltório rígido, a parede celular, que protege a célula.

Estão no citoplasma diversos ribossomos, estruturas que produzem proteínas para a célula. Em algumas bactérias pode haver ainda uma camada mais externa chamada cápsula, que oferece proteção extra à célula. O flagelo é uma estrutura fina e alongada que é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Portanto, nem todas as bactérias possuem flagelos.
   

Onde podemos encontrar as bactérias?

Elas são encontradas em uma grande diversidade de ambientes como no solo, na água doce, no mar, no ar, na superfície e no interior dos organismos e nos materiais em decomposição.

Como as bactérias se reproduzem?

A forma mais comum de reprodução é a assexuada, geralmente por bipartição ou divisão binária, em que a célula se divide ao meio originando duas bactérias idênticas. É um processo extremamente rápido, o que explica a rápida proliferação bacteriana em infecções, por exemplo.


Como as bactérias se alimentam?

Algumas são autotróficas e outras heterotróficas.

Como as bactérias vivem?

As bactérias podem viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. De acordo com a forma que apresentam recebem uma denominação específica:

Bacilos: apresentam formas alongadas;

Cocos: com formas esféricas. Porém, eles podem se associar formando diversos tipos de colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, entre outros.

Espirilos: apresentam forma de espiral;

Vibriões: em forma de vírgula.


Para conhecer um pouco mais sobre as bactérias, faça leitura das páginas 164 e 165 da apostila. Após, assista ao vídeo:



Na próxima aula, continuaremos a estudar o Reino Protista

:: Atividades

Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:



Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários