Artes Visuais - 9º Ano - Aula 13 - Comunicação Visual: Imagens | Signos


Meu cordial bom dia, queridos alunos!


Na aula passada aprendemos a harmonia das cores que são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, produzindo um esquema de cores atraente. Agora vamos entender como podemos aplicá-las na comunicação visual.

COMUNICAÇÃO VISUAL é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para EXPRESSAR uma ou mais IDEIAS.

Ela pode se expressa por meio de signos não verbais, ou seja, utilizando componentes visuais para transmitir o que deseja. Podemos encontrar a gênese da comunicação visual nas pinturas rupestres feitas pelos homens primitivos.

Comunicar significa transmitir uma mensagem, uma informação. A comunicação permite que os seres humanos partilhem suas informações por meio de signos verbais e não verbais ou signos visuais.

Placas sinalizadoras de trânsito, semáforos, e os elementos indicativos culturais, como as cruzes nos topos das igrejas, podem ser considerados elementos de Comunicação Visual e chamados de signos – símbolos que partem de um significante e determinam um significado sem que seja necessariamente utilizado texto verbal.


:: PARA REFLEXÃO

Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.” (Contos árabes)

Muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que se você focasse apenas na escrita de textos. Isso porque os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes de causar qualquer comoção.

Sem dizer que nem sempre eles serão bem interpretados e poderão não passar a mensagem idealizada. Enquanto isso, a imagem atinge o público de forma instantânea.

A disposição intencionalmente simétrica ou assimétrica em Comunicação Visual serve para gerar estabilidade ou dinamismo as formas. Dê uma olhada nas aulas 11 e 12 para entender melhor sobre simetria, assimetria, harmonia das cores, positivo e negativo.


- MARCAS SIMETRICAS


- MARCAS ASSIMETRICAS


:: CURIOSIDADE


- A história das duas logomarcas da Adidas

Em meio ao mundo publicitário, a maioria sabe que a Adidas tem duas logomarcas, mas poucos sabem o que representam e porque ambos continuam sendo usados. A logomarca com as 3 listras é a mais antiga, por incrível que pareça. Foi usada pela primeira vez em 1949, e foi criado por Adi Dassler (referente ao seu nome).

As 3 listras tendem a representar uma montanha. Adi criou a logomarca de tal forma que a “montanha” representasse também os desafios e os objetivos a serem alcançados.

Não podíamos esquecer a logomarca com as 3 folhas, nomeada “Trefoil”. Essa, nasceu em 1971 e foi adotada como logomarca corporativa em 1972, e foi a única usada por um grande tempo. Ela é simétrica, e continua representada com as 3 listras.

Com o passar dos anos a logomarca “envelhece”, podendo e devendo ser regularmente renovada para acompanhar modificações na empresa, no produto, nos clientes ou até mesmo nas tendências e transformações do mundo em geral.

 
MÃOS À OBRA!

A proposta dessa aula é que você desenvolva uma marca a partir da palavra COVID-19. Essa marca deverá ser assimétrica e com cores análogas
 

ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO.  EMAIL - emacralves@gmail.com |   guerra.lena@gmail.com

TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.

Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:


:: REFERÊNCIAS


Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários