Ciências - 9º ano - Aula 2 - Elementos Químicos


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos iniciar o conteúdo de nossa segunda aula: Elementos Químicos. 

Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.

Por exemplo, observe a ilustração abaixo, em que há dois átomos. O primeiro, à esquerda, possui somente um próton no núcleo, sendo, portanto, um átomo que forma o elemento químico hidrogênio. Já o segundo possui número atômico igual a dois e, desse modo, representa outro elemento químico, o hélio. (Imagem 1)

Assim, quando há um conjunto de átomos, em que todos possuem número atômico igual a 2, então temos o hélio. Mas um único átomo com número atômico 2 também seria o hélio, pois um átomo isolado também representa um elemento químico.


Por exemplo, na figura a seguir, temos o mercúrio, um metal líquido em temperatura ambiente. O mercúrio é um elemento químico de número atômico igual a 80, cujo símbolo é Hg (vem do grego hydrargirum, que significa “prata líquida”). Se uma gota de mercúrio for subdividida em outras gotas menores, elas continuarão sendo mercúrio, pois conservam as mesmas propriedades. Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, porém a menor parte é um átomo só.

Muitos elementos químicos possuem propriedades semelhantes que se repetem em períodos regulares e, por isso, os cerca de 115 elementos conhecidos até então foram agrupados na Tabela Periódica, sendo organizados, da esquerda para a direita, em ordem crescente de número atômico.

Para identificar um elemento químico fora da Tabela Periódica, costuma-se colocar o símbolo do elemento no centro, número de massa (A) na parte superior e o número atômico (Z) na parte inferior. A figura abaixo mostra como isso pode ser feito para representar um elemento químico: 


A seguir temos os elementos químicos sódio (Na) e cloro (Cl) sendo representados dessa forma:


Assim, o número atômico 11 identifica os átomos de sódio e o número atômico 17 identifica os átomos de cloro.

Os elementos químicos ainda são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas. A sigla do nome do elemento pode fazer referência a diversos aspectos, como o nome do elemento em latim, o nome do elemento em outra língua, o nome do descobridor, homenagem a um cientista, local da descoberta etc. 

Veja alguns exemplos:

Berílio - Sigla Be, que vem do grego Beryllos;

Boro - Sigla B, que vem do seu nome em árabe (buraq) e em persa (burah);

Cobalto - Sigla Co, que vem do alemão kobalt ou kobold (espírito maligno ou demônio das minas). Recebeu esse nome por causa da sua toxidade;

Sódio - Sigla Na, que vem do latim Natrium;

Estrôncio - Sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa denominada de Strotian;

Lítio- Sigla Li, que vem do grego Lithos (pedra);

Magnésio - Sigla Mg, chamado em grego de Magnésia em referência à região de Tessália;

Roentgênio - Sigla Rg, uma homenagem ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio X;

Califórnio- Sigla Cf, nome em homenagem à Universidade da Califórnia, onde ele foi sintetizado.

Como dito anteriormente, vários são os elementos químicos conhecidos atualmente. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico na tão famosa Tabela Periódica, proposta por Moseley em 1913. Independentemente se são naturais ou sintéticos, muitos dos elementos químicos são importantíssimos, já que fazem parte da composição de milhares de substâncias químicas que envolvem a vida e o dia a dia do ser humano.

A grande maioria dos elementos químicos não é encontrada isolada na natureza, mas somente na forma de seus compostos. Os únicos elementos que são encontrados na forma livre são os gases nobres (família 18 da Tabela Periódica, elementos agrupados na última coluna da tabela). Isso significa que todas as substâncias que formam o nosso corpo e as coisas que nos cercam são formadas por combinações diferentes desses elementos químicos. Por exemplo, a água é uma combinação de dois átomos de hidrogênio com um átomo de oxigênio: H2O.

:: Atividades:

- Assista a vídeo aula:


- Agora, faça a leitura das páginas 160, 161 e 162 do caderno pedagógico do 9° ano – SME;

- Faça os exercícios das páginas 160, 161 e 162 do caderno pedagógico;

- Resolva os exercícios propostos a seguir:

1. (ACAFE-SC) O aumento da população mundial, que ocorreu ao longo da história da humanidade, obrigou os agricultores a incrementarem a produção de alimentos. Para tanto, além de outros recursos, são adicionados milhões de toneladas de fertilizantes no solo, os quais apresentam na sua composição N, P e K. Assinale a alternativa que apresenta elementos que fazem parte da fórmula molecular dos principais fertilizantes.

a) nitrogênio - fósforo - potássio
b) nitrogênio - água - argônio
c) nitrogênio - fósforo - mercúrio
d) fósforo - potássio - mercúrio
e) água - magnésio - ozônio

2. O mercúrio foi responsável pela poluição de alguns rios brasileiros em virtude de sua utilização no garimpo de ouro. Sua sigla é:

a) Mg
b) K
c) Sb
d) Hg
e) A

3. Na tabela periódica, os elementos estão dispostos em ordem crescente de:

a) número de massa.
b) número atômico.
c)  tamanho.
d) raio atômico.
e) períodos.

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários