LP - 8º ano - Aula 3 - Códigos Linguísticos


Olá, alunos e alunas! Vamos iniciar nossa aula de hoje!


O código é uma forma de comunicação criada para ser de fácil leitura e entendimento.

Os pictogramas - por exemplo – são códigos que têm como finalidade representar ideias e objetos sem utilizar palavras.

:: Texto 1


a) Circule 3 pictogramas que você costuma ver no seu dia a dia e diga onde os encontra e o que significam.

:: Texto 2


a ) Há,  no enigma (mensagem escondida)  acima  uma mensagem para você descobrir e completar:  “Sou carioca e..!.”Dica: para o enigma desvendar, os símbolos deverá pular... 

b) Na mensagem que você desvendou a finalidade está explícita ou implícita? 


:: Texto 3

Sabemos que também são exemplos de tipos de códigos: gestos, placas de trânsito, cor... E, dentre eles, o Alfabeto Braile.


Louis Braille, inventor do alfabeto braile, ficou cego aos 5 anos. Aos 15 anos ele inventou um sistema em que usava seis buracos escuros dentro de um pequeno espaço, as celas. Com esses buracos é possível fazer 63 combinações diferentes, cada uma indicando uma letra, um número e um sinal de pontuação. Hoje, os deficientes visuais já encontram  placas de sinalizações em Braile em banheiros, inclusive. 

1) Identifique o item onde aparece uma palavra importante para o mundo no momento: PAZ !


2) Louis Braille ficou cego aos 5 anos. Quanto tempo depois ele criou o código?
a) Logo após o problema
b) 15 anos
c) Muito tempo
d) 5 anos
e) 10 anos

3) A afirmativa falsa em relação à criação do Código de Braile é:
a)  o nome foi dado em sua própria homenagem. 
b) com os buracos são feitas 63 combinações diferentes
c) os pontinhos  ficam dentro das celas.
d) não existem combinações para indicar números. 
e) existem combinações para indicar sinais de pontuação.

4) Um desafio: escreva seu nome usando o Alfabeto Braile!!! 


:: Texto 4


1) Identifique, baseado no texto 4, FATO  ou  OPINIÃO:
a) “A invenção do alfabeto é uma revolução na história da escrita. [...]” 
b) “[...] O alfabeto é um sistema totalmente abstrato [...]  
c) “[...] É um sistema simples e democrático [...]”  
d) “ [...] Um mesmo alfabeto pode ser adaptado e utilizado para quaisquer línguas [...]”  
e) “[...] sua aprendizagem está ao alcance de todos.[...]

2) Explique o emprego dos sinais de pontuação (códigos) “[...]” e  ASPAS NO EXERCÍCIO ACIMA. 

3) Assista ao vídeo:

Assistindo ao vídeo, vemos o código do alfabeto em braile e, ao lado, outra forma de linguagem. Você é capaz de descobrir que código é este e como ele é utilizado?


NINGUÉM SABE QUEM ESTÁ!! NINGUÉM! CUIDEM-SE!!

Bons estudos! Professora Graça

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ótima aula,adorei!! Conteúdo muito bom e bem definido!!!! Meus parabéns!

    ResponderExcluir