Olá queridos alunos do 8º Ano!
Vocês entenderam que a Revolução Francesa foi um movimento da burguesia, que durante o período revolucionário se dividiu em 3? Girondinos, Jacobinos e Planície.
Na aula de hoje, quero revisar a Revolução Francesa e relacionar ao tema que vimos logo no início do ano, o iluminismo. Pra começar, dê uma olhada neste vídeo aqui embaixo que faz um esquema explicativo sobre a Revolução.
Agora, clique no link e dê uma olhada neste artigo sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão:
:: Leia alguns artigos da Declaração:
Artigo 1º- Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum.
Artigo 2º- O fim de toda a associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses Direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
....
Artigo 6º- A Lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através dos seus representantes, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, quer se destine a proteger quer a punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade, e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
....
São 17 artigos no total, se sentir vontade, dá uma olhada na declaração na íntegra, clicando no link abaixo:
Será que isso se relaciona com o que estudamos sobre o iluminismo? Volta algumas páginas da sua apostila, leia esses 3 artigos que coloquei para vocês e compare com as ideias que estão lá... O que acham?
:: Exercícios
Agora, responda os exercícios no formulário, clicando na imagem abaixo:
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Juliana
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários