Bom dia, alunos e alunas!
Como vimos na 4ª aula, as manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos recebem o nome de arte urbana, ou street art, com é o caso do grafite, e têm um papel importante na democratização da produção e do acesso à arte.
Para realizarem suas obras nos espaços de circulação comum, os artistas precisam de autorizações prévias das prefeituras das cidades ou dos moradores do local. No entanto, isso nem sempre acontece, fazendo com que a arte urbana seja alvo de críticas negativas e até mesmo de punições.
Com o tempo, essa arte foi se consolidando, gerando cada vez mais interesse nas pessoas e foram incorporando materiais e criando técnicas, como o estêncil, os stickers e os cartazes lambe-lambe, também chamados de poster-bombs, que conhecemos na 2ª aula.
Algumas obras são realizadas nos asfaltos e nas calçadas, como exemplo das obras do artista alemão Edgar Muller (1968-), que utiliza técnicas como a perspectiva para criar obras em três dimensões.
Ciclista "toma cuidado" ao atravessar "Sinkhole", de Edgar Mueller
Agora, assista aos vídeos:
Grafite 3 D de Edgar Müller, realizado em Laoghaire, Irlanda, 2008
:: REFLEXÃO
Em sua opinião, que impressões essas obras de arte causam? Por que você acha que isso acontece? Como as pessoas da fotografia estão interagindo com as obras?
Como você reagiria ao se deparar com uma obra de arte assim no local onde você vive? Por quê? Você acha que essas obras podem mudar nossa elação com os espaços públicos?
O trabalho de representar o espaço tridimensional com recursos bidimensional (o desenho, a pintura sobre o papel ou a tela) ainda hoje é um desafio. Para dar conta desse tipo de representação, inúmeras técnicas foram elaboradas ao longo da história da arte, como o desenho de perspectiva, a utilização do ponto de fuga, o efeito sfumato, entre outras.
O desenho de perspectiva é uma técnica que utiliza efeitos visuais para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas em representações bidimensionais, como a pintura e o desenho.
Já o ponto de fuga é o ponto para o qual todas as linhas paralelas convergem, quando representadas em perspectiva.
O efeito sfumato, por sua vez, é técnica artística utilizada para configurar transições suaves entre as tonalidades, aplicada em desenhos ou pinturas. a palavra vem do italiano sfumato, que significa «evaporar como fumaça, esfumaçar».
Assistir aos vídeos para execução da atividade
:: ATIVIDADE PROPOSTA
- Material: Folha branca
- Formato: A4= 21 cm x 29,7 cm
Após assistir aos vídeos acima, escolha um dos desenhos para colocar em prática.
LEMBRANDO A ESCOLHA É SUA!
Exemplos:
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS DUAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
PARA MEDITAR!
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 7º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
https://sites.google.com/site/projetodeinformaticaeducativa/a-arte-do-grafite/a-arte-do-gra
https://www.noticiasaominuto.com.br/cultura/409849/arte-urbana-grafite-em-3d-cria-cenas-surreais
https://abduzeedo.com/node/4234
Bons estudos! Professora Lena
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
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