Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (23 a 27/03/2020). Como vocês sabem, nossos encontros presenciais estão temporariamente suspensos devido à pandemia provocada pelo coronavírus. Entretanto, o ano letivo não está interrompido. Toda semana teremos muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O curta-metragem For the birds (Para os pássaros) é um vídeo que nos faz pensar em conceitos como tolerância e diversidade e como eles são elementos importantes para a vida em sociedade.
Atividade 01 – Explique com suas palavras como os conceitos de tolerância e diversidade são apresentados no curta-metragem For the birds. Qual a sua opinião sobre a importância desses conceitos no nosso dia-a-dia?
• A diversidade no Brasil
É comum escutarmos que o Brasil é um país miscigenado, de cultura vasta e crenças religiosas sincréticas. De fato, a formação étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a miscigenação entre povos africanos, portugueses (que já tinham em sua linhagem traços de miscigenação entre povos diversos do continente europeu) e indígenas.
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) Miscigenação -
b) Sincretismo religioso –
c) Etnia –
Atividade 03 – Na página 225 da apostila você encontra informações levantadas pelo IBGE sobre a diversidade racial da população brasileira no ano de 2015. Qual é o percentual de cada cor registrada no gráfico daquela página?
Pensar diversidade cultural é também pensar diversidade religiosa. Por conta da liberdade de culto, a diversidade religiosa no Brasil é grande. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a distribuição religiosa do Brasil é a seguinte:
• Católicos: 64,6%
• Evangélicos: 22,2%
• Sem religião: 8%
• Espíritas: 2%
• Religiões de matriz africana: 0,3%
• Outras religiões: 2,7%
Atividade 03 – Assista ao vídeo a seguir:
Atividade 01 – Explique com suas palavras como os conceitos de tolerância e diversidade são apresentados no curta-metragem For the birds. Qual a sua opinião sobre a importância desses conceitos no nosso dia-a-dia?
• A diversidade no Brasil
É comum escutarmos que o Brasil é um país miscigenado, de cultura vasta e crenças religiosas sincréticas. De fato, a formação étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a miscigenação entre povos africanos, portugueses (que já tinham em sua linhagem traços de miscigenação entre povos diversos do continente europeu) e indígenas.
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm.)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) Miscigenação -
b) Sincretismo religioso –
c) Etnia –
Atividade 03 – Na página 225 da apostila você encontra informações levantadas pelo IBGE sobre a diversidade racial da população brasileira no ano de 2015. Qual é o percentual de cada cor registrada no gráfico daquela página?
Pensar diversidade cultural é também pensar diversidade religiosa. Por conta da liberdade de culto, a diversidade religiosa no Brasil é grande. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a distribuição religiosa do Brasil é a seguinte:
• Católicos: 64,6%
• Evangélicos: 22,2%
• Sem religião: 8%
• Espíritas: 2%
• Religiões de matriz africana: 0,3%
• Outras religiões: 2,7%
Atividade 03 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que explique com a sua opinião sobre o racismo religioso.
• Conclusão
A diversidade cultural do Brasil também pode ser encontrada nas regiões. Sobre esse tema, leia com atenção o texto a seguir:
:: Diversidade cultural nas regiões do Brasil
Diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta (tipos de roupas e formas de se vestir), culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.
Entre as manifestações culturais da Região Nordeste estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
A quantidade de eventos culturais da Região Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
Os principais elementos da cultura regional do Sudeste são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
A Região Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
(disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm)
Atividade 04 – Abra sua apostila na página 213 e responda a pergunta sobre a música ‘Paratodos’, de Chico Buarque, em seguida, pinte com cores diferentes os estados de origem dos familiares citados nos versos da música.
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 219, leia os textos e observe o mapa. Em seguida, faça uma pesquisa na internet sobre a história do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Após pesquisar, escreva em seu caderno um texto entre 8 e 10 linhas sobre o que você aprendeu nessa pesquisa.
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