O projeto “Porções do Saber: para quem tem fome de Matemática” nasceu de um desejo antigo de desmistificar a matemática, fazendo com que ela deixe de ser o “vilão” da educação e passe a ser vista como uma ferramenta “aliada”, à medida que conceitos teóricos e abstratos trabalhados em sala se tornem palpáveis e com aplicação prática no cotidiano de todos.
Além disso, através da culinária, trabalhamos a conscientização quanto ao cuidado e higiene na manipulação dos alimentos, a organização do material a ser utilizado, os custos de produção e seus valores nutricionais, proporcionando a escolha de hábitos mais saudáveis de alimentação e a economia doméstica.
Através do projeto “Porções do Saber: para quem tem fome de Matemática”, foi possível constatar uma melhora significativa no rendimento dos alunos na disciplina Matemática, no que diz respeito às operações com frações e decimais, cálculo de proporções e matemática financeira, conteúdos até então que traziam grande dificuldade de compreensão à nossos alunos.
Além disso, através do projeto, conseguimos ultrapassar os muros da escola e chegar à casa de cada um desses alunos, uma vez que os conceitos aprendidos durante as aulas estão sendo aplicados e multiplicados entre seus familiares, como a economia doméstica, a responsabilidade ambiental e sustentável, a organização para a execução das tarefas e os cuidados com a higiene.
A prática de cozinhar também tem sido responsável por estimular a interação entre a família, pois pais e filhos vão juntos para a cozinha preparar as receitas que foram aprendidas em aula, além de trocar experiências.
É isso aí, pessoal! Curtiu do nosso projeto? Então deixe seu comentário logo abaixo. E não deixe de compartilhar nosso blog com os amigos e familiares! Porções do Saber - para quem tem fome de Matemática!
Bom apetite! Professor Marcos Vinicius
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários