Ciências - 9º ano - Aula 13 - Separação de Misturas Heterogêneas


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!

Na aula anterior vimos alguns métodos de separação de misturas homogêneas. Nesta aula, estudaremos alguns métodos de separação de misturas heterogêneas.


:: Separação de misturas heterogêneas

As misturas heterogêneas são aquelas que têm mais de uma fase. Os principais processos de separação dessas misturas são: filtração, decantação, catação, flotação, dissolução fracionada e separação magnética. Nesta aula, veremos os três primeiros métodos.

· Filtração: técnica utilizada para separar a porção sólida da porção líquida de uma mistura heterogênea. Exemplo: mistura de água e café.

Nesse processo, quando a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica retido e a fase líquida passa livremente. Esse filtro contém uma superfície porosa que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.

Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana etc. Os filtros de papel e os de algodão são muito usados no preparo do café, como mostrado na imagem abaixo.


Outro exemplo é a água da torneira que, para ser considerada potável, tem que passar pelas velas dos filtros, a qual retêm os microrganismos causadores de doenças.


· Decantação: Utilizada, principalmente, para separar misturas bifásicas, como sólido + líquido ou líquido + líquido. Exemplo: mistura de água e terra, água e areia e água e óleo.

Algumas misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido, como água e terra, se deixada em repouso (paradas), as partículas de terra serão sedimentadas, indo para o fundo do recipiente.

Quando essa sedimentação termina, realiza-se a decantação, que é simplesmente inclinar o recipiente que contém a mistura e derramar a parte líquida (no caso, a água) em outro recipiente, tendo o cuidado de deixar a parte sólida (no caso, a terra) sedimentada no recipiente original.

Veja a imagem:


Agora, assista ao vídeo:


Atenção: no caso do exemplo, a água não seria própria para o consumo, pois ainda conteria impurezas. Para o consumo, seria necessário passar pelo processo de filtração.

No caso de misturas heterogêneas do tipo líquido-líquido, como óleo e água, costuma-se usar em laboratório um equipamento chamado de funil de bromo ou funil de separação.

Depois de uma agitação vigorosa, ele é deixado em repouso, sendo que o líquido mais denso (pesado), que geralmente fica na parte de baixo, é separado pela abertura da torneira na parte inferior do funil. 

Ao fechar a torneira, o líquido menos denso permanece dentro do funil, sendo posteriormente coletado em outro recipiente. Veja a imagem:


Agora, assista ao vídeo: 


·  Catação: é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólidos (sólido + sólido). Exemplo: separação do lixo (materiais recicláveis e não recicláveis), separação de pedras dos grãos de feijão etc.

Esse processo é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.

Na imagem abaixo, podemos ver a coleta seletiva (catação de materiais recicláveis) realizada em uma cooperativa de catadores. Devemos destacar a importância desse trabalho sustentável, extremamente necessário para a preservação do meio ambiente.


Na próxima aula, daremos continuidade ao tema Separação de Misturas Heterogêneas.

:: Atividades:


- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:




Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários