Meu cordial bom dia, queridos alunos!
ARTE TEM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR...
RENASCIMENTO (CONTINUAÇÃO)
Lembrando um pouco da aula passada: o Renascimento foi repleto de inovações técnicas no campo artístico. A observação direta da realidade é um deles, representavam aquilo que estava diante deles.
Nessa aula vamos aprender que muitos se enganam ao achar que a arte é feita por pura intuição. Os grandes artistas se basearam em estudos com base na matemática para conseguir maior harmonia em suas obras e como a proporção ajudou o Leonardo da Vinci nas suas pinturas, esculturas, invenções e arquitetura.
Assista o vídeo
:: A PROPORÇÃO NA FIGURA HUMANA
Na famosa ilustração de Leonardo da Vinci conhecida como ‘’Homem Vitruviano’’, as teorias de Vitruvius são apresentadas através de uma figura humana circunscrita em um círculo e em um quadrado de forma integrada.
Nela, quando estendidos os braços, a medida obtida entre as mãos de uma pessoa tem equivalência a sua altura, o que demonstra a proporcionalidade entre as partes do corpo, formando um interessante conjunto que cabe em um círculo e em um quadrado.
Homem Vitruviano é um desenho icônico de Leonardo da Vinci (1452 | 1519)
Lápis e tinta sobre papel, que tem como dimensões 34 x 24 cm.
O esquema abaixo nos mostra que o nosso corpo é medido por cabeças. Que tal você medir com uma régua, ou lápis, ou barbante e ver quantas cabeças formam o seu corpo. Aproveite faça a experiência de medir o corpo das pessoas em sua casa. Veja o que você irá descobrir...
PROPORÇÃO DO CORPO HUMANO
:: CURIOSIDADES NO RENASCIMENTO
No Renascimento as frutas, legumes, carnes, massas, doces e pães faziam parte da vida diária. Durante este período, a comida refletia as classes sociais. A classe média não tinha acesso à carne diariamente, e o pão era feito a partir de grãos escuros, tais como cevada e centeio, em vez de trigo, que era mais caro. As pessoas ricas comiam mais carne e outros alimentos, e sua comida era de melhor qualidade.
Antes de sentar-se à mesa cada um dos convidados deveria lavar as mãos. Ao lado da mesa tinha um guardanapo, um pedaço de pão, e os talheres, repare que o garfo possuía dois dentes.
Outro fato curioso é que o açúcar estava presente em todos os pratos para balancear com o gosto do sal, já que neste período os alimentos eram demasiadamente salgados, pois eram conservados no sal.
Nessa aula descobrimos que a matemática faz parte do nosso dia a dia. No Renascimento era produzido pão sem trigo. Então lembrei do nosso pão de queijo feito com polvilho (no renascimento eles não conheciam essa maravilha). Rsrsrs
Veja abaixo a receita completa. Eu tenho feito meia receita. Utilize a matemática para manter as proporções. Convide a sua mãe ou quem goste de cozinhar na sua casa para participar dessa receita.
MÃOS À OBRA!!!!
Assista o vídeo antes de realizar a proposta
Utilizar a folha branca na posição VERTICAL, formato A4= 21x29,7cm (pode utilizar folha de caderno)
Proposta: Desenhar uma pessoa de corpo inteiro, sem ser de “palitinho”, utilize as medidas de proporções apresentadas no vídeo acima.
PARA PENSAR E ME RESPONDER (Estou aguardando sua resposta. Você pode responder através do comentário da aula na Presença.):
1º | Você gostaria de fazer algum um trabalho em dupla?
2º | Qual o tema ou curiosidade, dentro da aula de artes, que você gostaria que fosse abordado?
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Bons estudos! Professora Lena
0 Comentários