Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!
As bactérias também podem trazer benefícios aos seres humanos. Algumas delas são utilizadas na produção de alimentos como o iogurte e o leite fermentado, por exemplo.
No que diz respeito ao iogurte, as bactérias são usadas para transformar o açúcar encontrado no leite (lactose) em ácido lático, que é responsável por coagular o leite. Esse processo é conhecido como fermentação.
Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus (lactobacilos) e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro do iogurte, enquanto o a segunda está mais relacionada com a fermentação.
O iogurte, além de saboroso, possui várias outras qualidades. Os lactobacilos usados em sua produção são importantes, por exemplo, contra doenças do intestino. Além disso, alguns estudos comprovam que o iogurte diminui o mau hálito e é uma boa fonte de cálcio, auxiliando, assim, no combate à osteoporose e à hipertensão (pressão alta), sem falar que o iogurte é uma grande fonte de vitaminas.
Para entender melhor o assunto, assista ao vídeo abaixo. Mas ATENÇÃO: as LEVEDURAS citadas no vídeo não são bactérias, ok? As leveduras fazem parte de outro grupo de seres vivos chamados fungos, que estudaremos mais tarde.
:: Atividade 1 (opcional, faça se puder ou se quiser):
RECEITA DE IOGURTE CASEIRO
MATERIAL:
• 2 litros de leite
• 1 copo de iogurte natural (comprar no mercado)
• papel alumínio
• açúcar ou adoçante
• suco concentrado de fruta (de garrafa) e/ou frutas em pedaços
PROCEDIMENTO
• Ferva o leite e, quando estiver morno, coloque-o em uma vasilha limpa;
• Misture o iogurte natural ao leite morno, já na vasilha;
• Mexa o iogurte com o leite e cubra a vasilha com papel alumínio;
• Deixe por, aproximadamente, 8 horas em cima da mesa ou pia (não coloque na geladeira). Durante
esse tempo, não abra a vasilha, nem mexa em seu conteúdo;
• Após o iogurte pronto, se quiser, adoce ao seu gosto e/ou misture frutas ou sucos de sua preferência (o suco deve ser concentrado e em pequena quantidade);
• Depois, é só comer!
As bactérias presentes no iogurte natural de copinho irão proliferar e fermentar o leite, produzindo, assim, mais iogurte!
Você também encontra essa receita na página 167 da apostila.
:: Atividade 2 (obrigatória):
Agora, clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:
Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Amanda
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários