Artes Visuais - 9º Ano - Aula 3 - Reciclagem de Papel na Produção de Livros


Olá, queridos alunos e alunas! Prontos para iniciarmos mais uma aula?


Além da sustentabilidade, outra grande preocupação que se torna crescente nos dias de hoje é a inclusão social, ou seja, ações que visam garantir direitos sociais a todas as pessoas, sem exceção ou discriminação de classe social, de gênero, de origem étnica ou geográfica, de educação, de idade, etc. Entre os direitos sociais estão o de participação política, o direito à saúde, à educação, à moradia, ao trabalho, entre outros.

Em Buenos Aires, na Argentina, um grupo de artistas conhecido como Eloísa Cartonera criou um projeto que envolva a reciclagem de papel na produção de livros. Nesse projeto, ao mesmo tempo que reduzem o impacto do lixo no meio ambiente, esses artistas promovem a democratização de acesso à arte e a inclusão social de famílias de baixa renda.


Cartonera é uma palavra em espanhol que está relacionada a carton (em português, «cartão» ou «papelão») e designa a pessoa que recolhe papelão para vender.

Para fazer os livros, o coletivo Eloísa Cartonera utiliza como matéria-prima papel e papelão recolhidos na rua por catadores. É em reconhecimento a essa atividade que os integrantes do Eloísa Catonera compram o papelão dos catadores por um preço muito mais alto que o habitual.

No coletivo, o texto do livro é impresso em papel reciclado e a capa é feita com papelão reaproveitado e pintado à mão. Toda essa produção artesanal é realizada por jovens catadores. Com isso, eles deixam de recolher papelão nas ruas e passam a receber por seu aprendizado artístico, além de se aproximarem das artes.

      

- Agora, assista aos vídeos :







Jovem cortando papelão, jovem produzindo capa de livros, fachada do ateliê e galeria Eloiísa Cartonera, em Buenos Aires e integrantes do Eloisa Cartonera.

Os livros publicados pelo o Eloísa Cartonera trazem textos literários, em verso e em prosa, escritos por autores profissionais que cedem gratuitamente os direitos autorais de suas obras para o grupo. 

Com o dinheiro da venda dos livros, em bancas improvisadas nas ruas e em algumas livrarias, o grupo pode comprar mais papelão dos catadores e assim produzir mais livros para dar continuidade a esse projeto que beneficia o meio ambiente, a cultura e a comunidade envolvida.

Hoje as cartoneiras são muitas e se multiplicam por vários países. No Brasil não é diferente e posso citar algumas como: Dulcinéia Catadora, Mariposa Cartoneira, Pé de Letra, Sereia Catadora, Cartoneira do Mar, Malha Fina Cartonera, dentre tantas outras.

:: O COLETIVO DULCINÉIA CATADORA

O coletivo Dulcinéia Catadora foi iniciado em 2007 após dois meses de trabalho colaborativo de Lúcia Rosa e Peterson Emboava com integrantes do Eloísa Cartonera durante a 27 Bienal de São Paulo.

Atualmente, funciona dentro de uma cooperativa de materiais recicláveis em São Paulo, Brasil. Edita livros de poesia, de prosa, assim como trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros. Os livros são confeccionados por catadoras de papelão e outros profissionais que participam do coletivo.

O Dulcinéia tem como ponto fundamental a sustentabilidade, baseando-se numa estratégia de geração de renda que consiste em vender os livros e repassar para as catadoras que os elaboraram o valor da venda, descontados os custos produção.

OBSERVAÇÃO: ESPERO QUE TODOS ESTEJAM TERMINANDO O TRABALHO PROPOSTO NA AULA 1.  APRESENTAÇÃO EM FOTO ENVIADA PARA O NOSSO CONTATO: emacralves@gmail.com

:: ATIVIDADE PROPOSTA

- Criação e confecção de um livro de poesia, ou de prosa, ou de desenhos, ou de receitas, ou de história em quadrinhos etc. O tema do livro é livre.

CAPA - Papelão ou outro tipo de papel reciclado. Selecione esse material para saber qual o tamanho de livro que poderá realizar. Caso consiga formato A4 seria muito bom. Assista aos vídeos sugeridos, para ver como realizar a produção da capa.

MIOLO - Folha branca

FORMATO: A4= 21 cm x 29,7cm aberto e fechado 14,8cm x 21cm. (Lembrando caso consiga um papelão de formato A4.). Senão defina o seu formato a partir do papelão encontrado.

Total de páginas: mínimo de 8 páginas (corresponde a duas folhas).


:: Referências

Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 9º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018 

Para que vocês possam respirar e relaxar, estou enviando o famoso som do passarinho para vocês!  


Importante: A partir de hoje, todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:


IDEIAS DE MÁSCARAS PELO MUNDO!


Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários